Índice
Edital
O que é o edital?
Edital – O significado de decreto público é um instrumento legal caracterizado como ato escrito no qual são apresentadas notificações, discriminações, citações e outras comunicações oficiais. Isso significa que um decreto público é um documento que torna pública a comunicação de uma resolução oficial de interesse geral.
Muitos consideram uma portaria um ato que formaliza ou comunica algo administrativo que se torna alvo de interesse dos cidadãos. Por isso, é comum encontrar decretos em locais públicos ou por meio de anúncios na imprensa oficial – um grande espaço nesta publicação é dado aos meios de comunicação, principalmente internet e jornais.
Os decretos públicos podem ter nomes diferentes, até porque existem vários tipos diferentes – o que varia de nome é a meta e o objetivo.
Exemplos muito comuns incluem, mas não estão limitados a, anúncios de concursos públicos, anúncios de contratos, avisos de isenção de responsabilidade, avisos de contratos de obras ou serviços.
Um edital de convocação é um documento utilizado por uma agência governamental para fornecer todas as informações relevantes sobre as vagas abertas e seus requisitos e outros critérios para concorrer a uma vaga. Nesse tipo de notificação, são mencionados a faixa salarial, conteúdo da prova e outros detalhes.
Um edital de licitação (como obras ou serviços) é emitido por um governo que busca contratar uma empresa para executar um serviço/obra.
Tipos de editais
EDITAL DE CONCURSO PÚBLICO
Um dos tipos mais comuns de decretos é o decreto sobre contratos públicos. Nesse tipo de edital, um órgão governamental informa ao público que estará selecionando candidatos para determinadas vagas e estabelece os critérios de candidatura à vaga.
O edital conterá todas as informações legais referentes ao concurso, sobre as vagas e sua faixa salarial, sobre o conteúdo que fará parte das provas, bem como a data e local de sua realização e o ganho de pontos necessário que o candidato deverá atingir em para passar no concurso.
EDITAL DE LICITAÇÃO
O edital é um documento que demonstra o interesse do governo em contratar uma empresa para realizar determinado tipo de serviço. Este despacho público especifica detalhadamente e com rigor técnico a dimensão e o tipo de serviço pretendido e os critérios que serão adotados para a seleção da empresa a candidatar-se.
Os responsáveis analisaram a proposta de cada empresa interessada no projeto de acordo com o decreto, sendo contratada para a execução do serviço aquela que apresentar a proposta mais adequada ao interesse oficial.
EDITAL DE CITAÇÃO
O documento que cumpre a função de intimar o acusado cujo paradeiro é desconhecido para comparecer no local especificado no decreto é chamado de autuação.
EDITAL DE PROCLAMAS
Edital de Proclamações é o nome de um documento publicado por um notário que é exigido para os noivos que estão prestes a se casar no civil, mas moram em bairros ou cidades diferentes.
Riscos de não ler o edital
Os problemas mais comuns encontrados pelos alunos que não leem o Guia de Notificação e Candidato são:
- Faltou ao período de inscrição por não saber a hora exata do seu fim (ex: algumas instituições fecham as inscrições às 23h59, outras às 10h00, outras às 16h00…);
- Cancelamento da inscrição por falta de pagamento da taxa no prazo estipulado;
- Falha no cadastramento por falta de documentos necessários (RG e CPF próprios);
- Desclassificação do processo seletivo por não comparecimento ao local da prova antes do fechamento dos portões;
- Perda do cargo vago após aprovação no vestibular por desconhecimento do funcionamento da lista de espera e manifestação de interesse pelo cargo vago;
- Perda da vaga após aprovação no vestibular por não apresentar os documentos necessários no dia da matrícula.
Estrutura de um edital
40 da Lei 8.666/93, que define o conteúdo da notificação, o preâmbulo deve conter: – o número e a ordem (ofertas) nas séries anuais; – o nome do departamento relevante e seu setor; – caminho; – modo de execução; – tipo de oferta; – mencionar que a lei será regida pela Lei 8.666/93 e Lei 10.520/02.
Temas: cada edital é dividido em temas que melhor explicam cada etapa e detalhes da seleção, como inscrições, vagas e provas. Cada um deles é dividido em subtópicos formando uma sequência de informações necessárias ao candidato.
Como é feita a notificação?
4 dicas importantes de como criar um edital
- Confira todas as informações.
- Estruturar o documento.
- Escreva do ponto de vista do leitor.
- É preciso se perguntar quais dúvidas o candidato pode ter, por exemplo, ao ler o edital do processo seletivo.
O que deve conter a notificação?
O edital, por se tratar de regulamento do concurso, deverá conter a identificação do banco organizador do evento e da entidade que o organiza; cargo ou emprego público, suas funções e vencimentos; requisitos para ingressar no serviço público; procedimentos de aplicação; critérios de avaliação dos testes;
Como enviar um aviso de vaga?
Deve conter as seguintes informações:
- conteúdo do programa;
- a data e hora do concurso escrito e quaisquer outras etapas;
- critérios de classificação e exclusão;
- locais;
- Número de Vagas;
- requisitos de aplicação;
- salário, horário e benefícios.
Como deve ser feito o aviso de oferta?
Quando se trata de licitação pública, o edital é, sem dúvida, uma das partes mais importantes do processo….Dentre outras coisas, deve conter:
- documentos de habilitação exigidos;
- meios de avaliação de propostas;
- sanções;
- condições de participação;
- termos;
- especificação do objeto.
O que é uma chamada de teste?
O decreto configura-se como uma lei de contratação pública, ou seja, um ato escrito em que todo o concurso é organizado e apresenta todas as informações necessárias aos candidatos que queiram passar na prova de excelência.
Tudo sobre edital de concurso
O mundo dos concurseiros consiste não só em provas, mas também em toda a preparação antes dela. Isso inclui a leitura do edital. Esse documento assusta muita gente porque costuma ser longo e tem muitos termos difíceis.
No entanto, é necessário que o candidato tenha um bom desempenho, pois possui todas as informações sobre a seleção indicada.
O edital de licitação é um documento legal que contém todas as informações sobre a licitação. Tudo o que você precisa saber como datas, etapas, valores, vagas e outros detalhes relacionados são abordados neste documento.
Os decretos são publicados na forma de edital do órgão público que seleciona os novos servidores.
Também podem aparecer nos portais das autoridades competentes, bem como no site do banco organizador, que é a empresa contratante responsável por todas as etapas.
Essa divulgação deve ser feita pelo menos 45 dias antes da prova para dar tempo aos candidatos de se prepararem.
Existem portarias públicas de todos os tipos e nenhum padrão para localização de informações. Alguns começarão com vagas gratuitas, outros com inscrições.
Há também aqueles que são longos, por exemplo 80 páginas, porque têm várias etapas ou oferecem vários espaços livres. E outras muito curtas porque são eventos extraordinários ou porque facilitam a seleção.
Em qualquer caso, você deve ler estes documentos na íntegra. O maior problema com qualquer edital é a linguagem. Por se tratar de um documento formal, alguns termos escritos não fazem parte do vocabulário da maioria das pessoas e essas palavras difíceis atrapalham um pouco o entendimento.
Isso significa que qualquer informação falsa ou incompleta fornecida pelo participante no formulário de inscrição resultará no cancelamento da inscrição e impedirá que a pessoa participe das etapas seguintes do concurso.
Para facilitar a leitura do edital, é necessário entender sua estrutura. É formado:
Cabeçalho: a inclusão de texto com os dados de identificação do evento, como por exemplo: órgão ofertante das vagas, banco organizador, número do decreto que autorizou a seleção, data da publicação e número do edital, conforme demais concursos ou licitações podem ocorrer ao longo do ano. Também pode haver informações sobre vagas e cargos;
Temas: cada edital é dividido em temas que melhor explicam cada etapa e detalhes da seleção, como inscrições, vagas e provas. Cada um deles é dividido em subtópicos formando uma sequência de informações necessárias ao candidato. Dessa forma, você pode usar um atalho de pesquisa por palavra-chave para ir direto ao tópico que deseja saber e encontrar tudo sobre essa etapa;
Anexos: nem todos, mas algumas notificações possuem anexos. São “folhas extras” que contêm informações tão importantes quanto o restante do texto. Em geral, você encontrará aqui o cronograma completo e abreviado, o conteúdo do teste, o formulário de inscrição, as isenções e os formatos syllabus. Os anexos encontram-se normalmente no final do anúncio de concurso.
Como já dissemos, não existe um padrão estrutural para decretos públicos na mesma ordem de informação. No entanto, todos eles contêm informações específicas que requerem mais atenção, como:
- Data de registro;
- Número de Vagas;
- Cargos oferecidos;
- Remuneração oferecida;
- Requisitos para investidura em cargos;
- Fase de Competição;
- Data do teste.
Mas isso não significa que você está pronto para participar do evento apenas com esses temas. Esta informação vem acompanhada de vários outros detalhes muito importantes que são cruciais na prestação do concurso.
A maioria desses documentos tende a ser longa e demorada para ler precisamente por causa da quantidade de dados de seleção.
Então você não pode ficar ocioso enquanto lê o edital, mesmo que seja um pouco cansativo. Há quem dê todas as informações na hora, outros montam um cronograma no final do texto, e ainda há decretos públicos que possuem anexos em vários links.
Dependendo da organização do evento, pode ser necessário ir e voltar no mesmo documento. Ou talvez abra várias guias e verifique a data de cada parte da linha do tempo.
Leva tempo e é um pouco chato, mas você precisa entender o que está escrito. Então aqui vai uma dica super importante: DEIXE ANOTADO! Apenas folhear os milhões de linhas em uma portaria pública pode deixá-lo perdido ou confuso.
Papel e caneta na mão ou bloco de notas no celular, computador, tablet, o que você preferir. Dessa forma, você não perderá nada e pode ter certeza de que a seleção é para você.
Pontos-chave de um edital
Disposições preliminares e banca organizadora
Os avisos de licitação geralmente começam com o título Disposições Preliminares ou Gerais. É uma espécie de cabeçalho que apresenta a competição, como ela será realizada e quem a está organizando.
Nesta seção também é possível visualizar o prazo de validade da seleção, que é o prazo autorizado para convocação e contratação caso surjam novas vagas.
Este tempo pode ser estendido dependendo da necessidade de servidores que o sujeito possui. No entanto, ao final deste período, o concurso é encerrado, devendo a obtenção desta vaga somente quando outro concurso for lançado.
Algumas prefeituras e instituições públicas criam uma comissão própria, responsável por elaborar o processo seletivo, divulgar o concurso e zelar por todas as etapas posteriores, como aplicação e correção da prova.
Outros órgãos contratam empresas especializadas nessa área, conhecidas como comissões organizadoras.
Inscrições, taxas e isenção
Parece meio bobo falar que a inscrição é uma informação importante em um edital, mas não custa lembrar. A data de inscrição é a primeira coisa que determina a sua participação em qualquer seleção, e não existe regra para isso: pode ser apenas um dia, semana ou meses do semestre.
Esta informação não está necessariamente no tópico de inscrição específico, talvez as datas estejam no cronograma anexo.
A segunda coisa a observar quando falamos de candidaturas é o formato: online ou presencial.
A forma de inscrição é o que vai te ajudar a se organizar para ter todos os documentos em mãos na hora de se inscrever. Se você ingressar online, provavelmente receberá um formulário para inserir suas informações pessoais, como:
- Nome completo;
- Nome dos pais;
- Números de RG e CPF;
- cartão de eleitor;
- Endereço, telefone e e-mail para contato;
- Renda individual e familiar;
- Formação escolar.
Além de outras informações, como declarações de raça e deficiência, que permitem solicitar assentos especiais reservados. Se o cadastro for pessoal, então é preciso ficar atento aos horários de atendimento aos solicitantes.
Geralmente só acontece em dias de semana durante o horário de trabalho (trabalho), então você precisa se organizar melhor.
Conheça nosso canal no Youtube
Deixe um comentário