Recife – #1 Guia Completo

recife

Recife

 

Recife – Já ouviu falar de Recife? Uma das cidades mais lindas do nordeste brasileiro de praias calientes e gente bonita?

Recife é uma cidade extremamente histórica no Brasil e, mesmo que você viaje apenas para se divertir e relaxar, pode se deparar com monumentos e lugares que ainda carregam em si a aparência de muito antigamente.

 

A cidade pernambucana que ensina sua história brincando

 

Também é dona de uma das maiores danças brasileiras: o frevo, e berço de muitos artistas famosos que já passaram pela história da humanidade como Luiz Gonzaga e Chico Science.

 

Se você deseja desfrutar de praias belíssimas, comidas típicas, passeios maravilhosos, lugares extraordinários e aprender mais sobre esta interessante viagem, embarque neste artigo e fique por dentro de tudo o que é e o que há nesta cidade.

 

Aqui falaremos de sua história, curiosidades, melhores lugares para montar seu roteiro de excursão e quais são os melhores restaurantes.

Leia também Vantagens de Investir em Imóveis

Confira!

recife

Onde fica Recife?

 

A cidade de Recife fica em Pernambuco, estado em que é capital, localizando, mais precisamente, na costa nordestina do litoral brasileiro, e 

 

É famosa por seu clima tropical úmido que provém do oceano.

 

Recife nasceu a partir de um processo de colonização no Brasil e, ainda, sofreu uma invasão de tropas holandesas que contribuiu para consolidar a estrutura urbana local.

 

Hoje em dia, a cidade nordestina possui cerca de 1,6 milhão de pessoas e é governada por um regime de divisão de poderes.

 

A cidade é conhecida por ser um dos principais centros culturais do Brasil e por sua forte atividade econômica terciária e equipamentos modernos em sua infraestrutura.

O que fazer em Recife?

 

Pernambuco pode não ser tão grande quanto outras cidades do país e, até, do mundo, mas não deixa de ter espetaculares lugares para visitação e deixar os momentos mais lindos registrados tanto na sua câmera fotográfica quanto na memória.

recife 4

São eles:

 

  • Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo

 

A Basílica e Convento de Nossa Senhora do Carmo foi construída em 1687 com o Palácio da Boa Vista de Maurício de Nassau e o Convento da Nossa Senhora do Carmo.

 

O trio fazia parte do governo holandês e, por isso, tem traços barrocos e góticos e a imagem originalíssima de Nossa Senhora do Carmo que permanece lá há séculos.

 

  • Capela Dourada

 

A Capela Dourada, na verdade, se chama “Capela dos Noviços da Ordem Terceira de São Francisco de Assis” e leva o apelido devido à quantidade de ouro usada em sua decoração nas paredes.

 

Considerada a igreja mais bonita de Recife (ou, até mesmo, do país), foi feita em 1969 e é a primeira do Brasil a possuir uma decoração toda em barroca.

 

Para encontrar esta linda igreja, basta entrar no complexo de edifícios do Convento e na Igreja de Santo Antônio.

 

Lá você poderá visitar também a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco e o Museu Franciscano de Arte Sacra, que também podem ser visitados.

casa cultura recife

  • Casa da Cultura

 

A Casa da Cultura era uma antiga parada da cidade de Recife e é super conhecida por seu formato de cruz.

 

Hoje em dia, é um simples centro de artesanato e, onde ficavam as celas, agora é uma loja (porém, ainda existem algumas celas que sobraram por lá).

 

Curiosamente, o local ainda carrega as estruturas originais com poucas reformas que garantiram o conforto dos visitantes.

 

Mesmo que você não faça nenhuma comprinha, você pode visitar este local gratuitamente e conhecer mais de sua história e trajetória peculiar.

 

Ao lado desta Casa, ainda há a Ponte Velha, que foi a primeira a ligar o bairro da Boa Vista ao de São José e toda construída em madeira.

 

Atualmente, mesmo depois de reformada, a decoração entre outras características foram preservadas originalmente.

 

  • Centro Cultural Judaico (Sinagoga Kahal Zur Israel)

 

Apesar de o Brasil ser um país muito cristão, em Pernambuco podemos encontrar uma sinagoga (uma espécie de igreja judaica) chamada “Centro Cultural Judaico” ou “Sinagoga Kahal Zur Israel”.

 

Esta foi a primeira sinagoga das Américas que teve seu início na era da inquisição, quando muitos judeus vieram da Europa para o nordeste brasileiro.

 

O Centro Cultura Judaico foi reconstruído e lá é possível ver algumas escavações, partes originais da construção e achados arqueológicos.

recife 1

  • Embaixada de Pernambuco – Bonecos Gigantes de Olinda

 

Os famosos bonecos gigantes de Olinda estão presentes – também – na Embaixada de Pernambuco, mas em forma de museu, onde conta a história de Lampião de Maria Bonita, Chacrinha e do Zeppelin.

 

O que mais chama a atenção neste fantástico museu são os gigantes bonecos usados no carnaval de Olinda e Recife.

 

Caso você esteja visitando em um dia certo, poderá acompanhar a apresentação de frevo e, ainda, ser convidado a fazer uns passinhos de uma das danças mais famosa brasileira.

 

  • Igreja de São Pedro dos Clérigos

 

A Igreja de São Pedro dos Clérigos foi um centro musical onde passaram por ali famosos artistas da música clássica.

 

É mais um local que conserva grande parte de suas peças originais da primeiríssima construção, mesmo após algumas reformas.

 

O que mais chama a atenção nesta igreja são suas colunas simétricas por, exatamente, não ser o tipo de construção comum em Recife.

 

Próximo de lá, há mais dois locais que viajantes de todo o mundo devem conhecer: o Pátio de São Pedro, o Memorial Luiz Gonzaga e o Memorial Chico Science.

 

O Memorial de Luiz Gonzaga e de Chico Science ficam dentro do Pátio de São Pedro e contam a vida de ambas figuras da música nordestina pernambucana.

 

No Pátio de São Pedro ainda é possível visitar suas casas coloridas e curtir muitas festas e apresentações culturais como a festa de “Terça Negra” que acontece mensalmente.

 

  • Igreja Madre de Deus e Paço Alfândega

 

A Igreja Madre de Deus é uma das mais antigas em Recife, pois foi construída em 1680 com um convento.

 

É uma das maiores igrejas do centro da cidade e tem um estilo barroco de fácil identificação.

 

Passou por muitas histórias – positivas e negativas –, que inclui um incêndio, o qual destruiu uma parte do altar-mor.

 

Entretanto, nos dias atuais, é ainda aberta para cultos religiosos e é famosa pelos mais casamentos entre os cidadãos recifenses.

 

Se você ama tirar fotos de belas paisagens, lhe damos uma dica: na Avenida Cais da Alfândega, à beira do rio Capibaribe, é possível tirar fotos com aquele letreiro gigante escrito “Pernambuco” e colocar nas redes sociais como prova de amor à cidade.

 

Perto dali há um shopping chamado Shopping Paço Alfândega que, antigamente, foi o Convento de Padres da Ordem de São Felipe e, posteriormente, a Alfândega de Pernambuco.

 

Hoje, muitos turistas o visitam por dar a possibilidade de uma bela vista ao pôr do sol a partir da varanda em seu terraço.

 

Assim que sair do shopping, você deve conhecer a Rua da Moeda, um local super agitado por bares de músicas ao vivo de pop e jazz e muita gente bonita e alegre.

 

A Rua da Moeda oferece locais onde você pode curtir a noite e, ainda, petiscar alguns deliciosos pratos típicos da região e ver o Monumento a Chico Science.

 

  • Museu Cais do Sertão

 

Próximo a praça Marco Zero há o Museu Cais do Sertão, um dos antigos armazéns da cidade pernambucana.

 

O Museu Cais do Sertão mostra a história do sertão de Pernambuco dividido em territórios, com uma exposição divertida e bem diferenciada, com direito a tecnologia de ponta e interação.

 

  • Museu da cidade do Recife

 

O museu da cidade de Recife, cujo o verdadeiro nome é Forte das Cinco Pontas, é uma antiga fortificação responsável pela proteção da cidade na época.

 

Lá você pode passear e ainda conhecer a história da cidade de Recife desde sua fundação; não é a toa que é conhecidíssima como o Museu da cidade de Recife.

recife pe

  • Paço do Frevo

 

O Paço do Frevo é um museu interativo que conta a história do frevo – dança típica pernambucana – e de seus compositores como o Capiba.

 

Neste local é possível ver algumas oficinas e ensaios de música e, se for um dia certeiro, um ensaio de música do Maestro Forró e seus músicos.

 

  • Passeio de Catamarã

 

Além de praças, museus, teatros e igrejas, em Recife é possível passear de Catamarã (uma embarcação com dois cascos paralelos na sua base) e ver a cidade de um ângulo bem diferente!

 

Através do Catamarã, o turista poderá conhecer a história das pontes, do rio e da cidade em geral e, ainda, conhecer as lendas mais assombrosas da cidade.

  • Rua do Sol e Rua da Aurora

 

A Rua do Sol e a Rua da Aurora são as principais ruas da cidade de Recife por estarem a beira do rio Capibaribe e fazer parte das poesias e músicas compostas por grandes artistas pernambucanos.

 

Elas recebem este nome por conta da incidência de sol que acontece todas as manhãs e por conta do lindo por do sol, respectivamente.

 

Através destas ruas, é possível conhecer a Ponte Princesa Isabel e ver a Estátua de João Cabral de Melo Neto e a de Ariano Suassuna.

 

Ambas as estátuas ficam em frente ao Teatro Arraial Ariano Suassuna.

 

Dando mais alguns passos, você verá o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (Mamam), um dos melhores da cidade!

recife

  • Teatro Santa Isabel

 

Não só de igrejas e museus vivem as obras históricas de Recife, mas, por lá, também temos o Teatro Santa Isabel.

 

Conhecido por sua arquitetura totalmente neoclássica, este teatro é considerado o mais bonito de todo o país.

 

Atualmente, acontecem diversas apresentações teatrais que podem servir de curta atividade aos turistas.

 

Ainda conta com uma visita guiada totalmente gratuita, para que você conheça mais a história do local.

 

O Teatro Santa Isabel tem sua estrutura toda no original, mesmo com algumas reformas que só serviram para trazer mais modernidade tecnológica e conforto aos turistas.

 

Próximo a este teatro, tem também a encantadora Praça da República que fica em frente ao Palácio do Campo das Princesas: é lá que, curiosamente, reside o governo do estado.

 

  • Torre Malakoff e Praça do Arsenal

 

A Torre Malakoff foi construída com o intuito de ser um observatório astronômico de Pernambuco e servir como portão para a Praça do Arsenal.

 

Contudo, hoje em dia, a torre é apenas um espaço de cultura e exposições com cerca de oito salas.

 

Localiza-se em frente a Praça do Arsenal onde há o Museu a Céu Aberto com a escavação de um baluarte da muralha de proteção da cidade.

Quais são as melhores praias em Recife?

 

Quando se vai a Recife, vai a uma das praias mais lindas do nordeste brasileiro.

 

Abaixo deixamos uma listinha super especial das melhores praias de Recife:

 

  • Praia de Boa Viagem, devido as suas águas cristalinas e mansas;
  • Praia de Calhetas, devido ao seu formato de coração;
  • Porto de Galinhas, devido a falta de agitação e servir para relaxar com sua beleza ;
  • Praia dos Carneiros, devido a sua beleza em traços ríspidos com águas cristalinas, piscinas naturais, calmas e quentes;
  • Praia de Maria Farinha, devido as suas areias brancas;
  • Praias de Pina, devido a sua areia dourada, piscinas naturais e águas verdes calmas e quentes;
  • Praia de Muro Alto, devido a sua água limpa;
  • Praia de Maracaipe, devido aos seus Esportes Aquáticos;
  • Praias de Itamaracá, devido a sua tranquilidade, com águas azuis refrescantes;
  • Praia de Coroa do Avio, devido às suas belas piscinas naturais de águas calmas e cristalinas.

 

Quais são os melhores restaurantes em Recife?

 

E não podemos nos esquecer de um dos melhores prazeres da vida que é comer e nos melhores locais!

Conheça nosso canal no Youtube

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *