Índice
Salvador – Bahia
Saiba tudo sobre a maior cidade nordestina brasileira e uma das mais famosa do mapa mundial
Quem gosta de viajar, sempre tende a escolher as melhores regiões para conhecer e se divertir com as tradições locais.
E Salvador é um dos lugares que mais tendem a receber turistas de todo o mundo devido a sua programação extensa que conta com tudo que há de bom entre praias belíssimas e restaurantes badalados.
Também guarda uma história de pura vitória e passeios um tanto “irreverentes” como elevadores e o mercado mais famoso do Brasil.
Fora suas curiosidades que tenho quase certeza que você não sabia como, “por que quem nasce em Salvador é soteropolitano” ou “onde foi criada a primeira universidade para médicos no Brasil”?
Saiba das melhores praias existentes na Bahia e aproveite bem cada detalhe desta linda cidade que contém um recorde no Guinness Book muito interessante!
Embarque nessa viagem conosco e conheça a cidade nordestina mais linda e gigantesca que o mundo poderia ter!
Confira!
Onde fica Salvador?
Salvador é uma cidade localizada no estado da Bahia, na costa leste, e é banhada pelo Oceano Atlântico.
É um dos oito estados que compõem o Nordeste no Brasil, considerado um dos principais do território brasileiro é encontrado ao longo da Baía de Todos os Santos.
Salvador também é conhecido pelo seu relevo muito “acidentado”, pois há muita elevação desigual no terreno e no litoral predominam as estreitas faixas de planícies.
O que chama mais a atenção em Salvador é o clima tropical: pela influência do oceano, a umidade dura o ano todo, o que pode ocasionar chuvas frequentes.
Da mesma forma, Salvador é conhecida por sua temperatura alta, o que é de costume em zona tropical.
A vegetação da cidade baiana é formada por resquícios litorâneos, área de mangue e da Mata Atlântica.
Curiosidades sobre Salvador
Além de ser uma cidade muito linda e visitada por pessoas do mundo inteiro, Salvador traz consigo várias curiosidades, entre elas as 15 mais importantes que são:
- Salvador é a primeira capital do Brasil praticamente desde o início de nosso país até 1763. Fundada em 1549, a cidade foi capital por mais de 200 anos até passar o posto para o Rio de Janeiro;
- No dia 25 de novembro é comemorado o Dia da Baiana do Acarajé, profissão muito famosa em Salvador e regulamentada com cerca de 5 mil trabalhadoras;
- A palavra “acarajé” vem do dialeto africano que significa “comer uma bola de fogo”. Muito apropriado para a receita que, entre os seus ingredientes, vai bastante pimenta;
- Quem nasce em Salvador não é “salvadorense” e, sim, Soteropolitano, pois o termo “Cidade de Salvador” no grego antigo significa “soterópolis”, o que deu a origem ao gentílico;
- O primeiro nome de Salvador foi “São Salvador da Bahia de Todos os Santos”, pois, como dito anteriormente, Salvador está situado na Baía de Todos os Santos, quando encontrada por Américo Vespúcio no dia 1º de novembro;
- Salvador é considerada uma das maiores capitais brasileiras perdendo apenas para São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília.
- A cidade possui incríveis 2,8 milhões de habitantes;
- O maior carnaval existente no Planeta Terra é o de Salvador, marco que saiu até na famosa revista Guinness Book no ano de 2004;
- Falando em carnaval, Salvador conta em média com 2 milhões de foliões nas ruas durante todos os dias da festa;
- O curso de medicina nasceu em Salvador através da Universidade Federal da Bahia, quando incluída no Brasil, no ano de 1808;
- A Universidade Federal da Bahia é a universidade mais antiga do Brasil;
- Salvador foi considerada a cidade com mais habitantes negros no ano de 2014, quando 82% de sua população se declarou pertencente a raça. Isso se deve ao fato da capital possuir o maior número de descendentes africanos;
- Em Salvador foi construído o primeiro elevador em 1873 chamado Elevador Lacerda que conecta a Cidade Baixa a Cidade Alta com 85 metros de distância entre uma e outra;
- Na cidade de Salvador a cerca de 365 igrejas católicas: quem mora lá poderá visitar uma por dia em 1 ano inteiro;
- E, por fim, há um feriado super importante em Salvador que é a Independência da Bahia, comemorada dia 2 de julho desde o ano de 1824, quando se livraram do domínio português.
O que fazer em Salvador?
Por ser uma das maiores cidades do mundo, Salvador tem lugares de sobra para ser visitados e render bons registros e lembranças.
Suas áreas principais (e a mais conhecida por turistas do mundo todo) são Pelourinho, Barra e Rio Vermelho.
Porém, existem outros cantos que você pode conhecer e desfrutar de uma das paisagens que compõem o nordeste brasileiro.
Se você está a fim de viajar para Salvador, conheça lugares como:
-
Barra
O passeio pela Barra é um dos pontos principais quando se viaja para Salvador, pois ali podemos curtir as melhores praias nordestinas como do Porto da Barra, a do Farol da Barra e a de Ondina.
Da mesma forma podemos encontrar o Forte de Santa Marta, o Forte de Santo Antônio da Barra e o Forte do Farol da Barra, onde funciona o Museu Náutico da Bahia.
É o lugar ideal para curtir a viagem a Salvador sem pressa, desde a manhã até o pôr do sol e, ainda, aproveitar o maravilhoso mar.
-
Casa Jorge Amado
A Casa Jorge Amado fica no Largo do Pelourinho, um centro cultural muito importante da cidade de Salvador, que custa em torno de R$ 5 para sua entrada.
Próximo dali fica a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Dique do Tororó, onde estão as esculturas dos oito orixá.
Também podemos encontrar a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim, onde ocorre a lavagem anual do Bonfim.
Por fim, há passeios de escuna e o Museu da Arte Moderna – MAM.
-
Elevador Lacerda
O Elevador Lacerda – já apontado neste texto anteriormente – é um outro ícone da cidade baiana mais famosa do Brasil e, por isso, um ótimo local para visitação.
A partir dele, você pode passar da Cidade Baixa à Cidade Alta por alguns centavos e ter a experiência de conhecer o primeiro elevador brasileiro.
Através do Elevador Lacerda é fácil chegar em Pelourinho, sentir o clima das casinhas coloridas e visitar locais como o Museu da Misericórdia e o Monumento da Cruz Caída, que ficam aos arredores da Praça da Sé.
-
Praça da Sé
Curiosamente, na Praça da Sé, é comum encontrar baianas trajando roupas típicas, tais como vestido branco, turbante e colares coloridos em seu pescoço.
Elas costumam se aproximar de turistas para oferecer fotos e ganhar uns trocados por isso: caso seja do seu agrado, aceite; se não agrada e siga o seu rumo.
Ao andar mais um pouco, é fácil encontrar o Largo do Terreiro de Jesus e a Igreja e Convento de São Francisco de Assis, cuja entrada custa em torno de R$ 5 e que vale cada centavo!
Mais um pouco, você encontrará a famosa sede do Olodum e, se tiver sorte, poderá assistir a um emocionante ensaio.
-
Mercado Modelo
Quando falamos em Salvador, o primeiro local que nos vem à cabeça ou na cabeça de quem já visitou a cidade é nada mais e nada menos que o Mercado Modelo.
O Mercado Modelo fica na parte de baixo, próximo a Baía de Todos os Santos e o Forte de São Marcelo.
É um mercado super tradicional, pois já foi o principal para abastecimento da cidade e, até hoje, está em funcionamento com suas pequenas lojas e barraquinhas.
Um excelente ponto turístico para conhecer, se divertir e, ainda, fazer algumas comprinhas.
-
Pelourinho
Pelourinho é um dos bairros mais famosos de Salvador; quem viaja a Salvador vai, também, conhecer Pelourinho.
Em Pelourinho, há o famoso Centro Histórico de Salvador que, para muita gente, parece ser o único lugar a ser visitado.
Entretanto, no bairro mais famoso de Salvador, há 15 locais indispensáveis para o turista conhecer.
São eles:
- Basílica do Senhor do Bonfim
- Casa Jorge Amado
- Cruz Caída
- Dique Tororo
- Elevador Lacerda
- Igreja de Nossa Senhora dos Rosários dos Pretos
- Igreja e Convento de São Francisco
- Largo do Pelourinho
- Largo Terreiro de Jesus
- Mercado Modelo
- Museu da Misericórdia
- Museu de Arte Moderna da Bahia – MAM
- Olodum
- Passeio de escuna
- Praça da Sé
-
Rio Vermelho
E, por fim, o Rio Vermelho que, mesmo sendo o último da lista, não deixa de ser interessante ao olhos de todos os turistas do mundo todo.
Rio Vermelho, apesar do nome, é apenas um bairro onde se concentram os mais famosos bares, restaurantes e boates da Bahia, além das baianas que vendem o acarajé.
Lá também podemos encontrar o antigo Mercado de Peixe, onde pescadores vendiam suas pescas, e hoje abriga diversos restaurantes e quiosques.
Porém, como a maioria dos locais existentes em Salvador, não podia faltar a praia que fica na orla do Rio Vermelho, onde você poderá curtir o calçadão e as quadras de esportes.
No Rio Vermelho, ainda há a antiga Igreja de Santana, considerada um dos mais preciosos patrimônios de Salvador.
Na frente da antiga igreja há uma escultura em bronze que homenageia o escritor baiano Jorge Amado e sua esposa Zélia Gattai.
Quais são as melhores praias de Salvador?
Quem vai a Salvador ou a qualquer local do nordeste vai com fome de conhecer suas lindas praias e, abaixo, deixamos as 5 (cinco) melhores praias para você curtir, se divertir e aproveitar a vida de verdade:
-
Praia de Itapuã
A Praia de Itapuã é uma das mais importantes da cidade de Salvador, pois a paisagem é cercada por coqueiros, possui um mar calmíssimo e a areia – como de costume – é da cor dourada.
Na Praia de Itapuã é possível encontrar antigas construções como a estátua da sereia de Itapuã e o próprio farol de Itapuã.
Seus arrecifes permitem a formação de piscinas naturais com direito a calmas águas, o que dá origem a praia ser um dos cartões-postais mais badalados da capital baiana.
-
Praia de Stella Maris
A famosa Praia de Stella Maris fica próxima ao aeroporto de Salvador e possui uma das áreas mais lindas do mundo na cor dourada, maré baixa e água quente para que você possa desfrutar com tranquilidade e prazer.
Nesta praia você poderá dar de cara com piscinas naturais que se formam através das pedras e uma segurança de dar água na boca para querer visitar mais e mais vezes.
-
Praia do Flamengo
Próxima à Praia de Stella Maris, a Praia do Flamengo é, sem dúvida, uma das melhores praias soteropolitanas por suas características semelhantes às de Stella Maris.
A Praia do Flamengo fica na fronteira de Salvador com Lauro de Freitas, próximo ao aeroporto, com boas ondas para surfistas e banhistas.
As barracas são as melhores do pedaço pois são bem equipadas com guarda-sóis e espreguiçadeiras.
Costuma-se lotar em finais de semana, especialmente, se estiver na estação mais quente do ano: o verão.
-
Praia do Forte
A Praia do Forte é considerada a mais bonita de Salvador, porque tem coqueiros, água cristalina, piscinas naturais e uma vista linda para o mar.
Muitas pessoas quando planejam viajar a Salvador, logo pensam nesta praia, que fica no distrito de Mata de São João, a cerca de 65 km do centro de Salvador.
Para fins de passeios turísticos, a praia possui uma antiga vila de pescadores tão linda que te faz esquecer de todos os problemas!
-
Praia do Porto da Barra
A Praia do Porto da Barra é a diferentona de todas as praias citadas nesta pequena lista das melhores de Salvador, pois fica próximo ao centro e garante uma vista imensa à Baía de Todos os Santos.
Apesar de não ter uma grande faixa de areia, a praia atrai por sua facilidade de alocação para guarda-sol e espreguiçadeira, o que permite assistir ao espetáculo natural do pôr do sol.
Deixe um comentário