São Vicente: a primeira cidade do Brasil

São Vicente, Mar, Oceano, Agua, Reflexos, Céu, Nuvens

São Vicente é um município do litoral paulista, localizado na região da Baixada Santista. Ao seu redor, estão cidades como Santos e Praia Grande.

A cidade de São Vicente é, segundo o Guinness Book, a primeira cidade do Brasil, muito embora haja uma infinidade de pessoas e correntes culturais que discordem disso até os dias de hoje.

A estância balneária São Vicente

São Vicente faz parte do rol de 15 municípios do estado de São Paulo tidos como estâncias balneárias, já que conseguem cumprir alguns pré-requisitos previstos em Lei Estadual.

Esse status faz com que essas cidades obtenham uma verba mais robusta vinda do Estado, com a finalidade de promover o turismo da região.

Além disso, o município pode, pela lei, ter junto do nome o título de Estância Balneária.

Onde fica São Vicente?

São Vicente é um município brasileiro do estado de São Paulo. Fundada em 1532 pelo militar e administrador colonial português Martim Afonso de Sousa, é a primeira vila permanente estabelecida na chamada América Portuguesa. Faz parte da Região Metropolitana da Baixada Santista.

O que tem em São Vicente

São Vicente, além de ser uma cidade litorânea e atrair centenas de milhares de turistas na alta temporada, ou seja, no período do verão, conta com algumas atrações à parte. Mas esse assunto será detalhado no decorrer deste artigo. Por isso, continue lendo e saiba tudo sobre essa cidade encantadora do litoral paulista.

História de São Vicente

A cidade de São Vicente, considerada a primeira do Brasil, teria sido fundada no ano de 1532.

É a primeira vila da América Portuguesa, tendo como fundador Martim Afonso de Sousa, seguindo ordens expressas de D. João III, rei de Portugal.

A vila se encontrava em uma ilha que fora descoberta por Gaspar de Lemos, em 1502, recebendo esse nome em homenagem a São Vicente Mártir.

No dia 22 de agosto de 1532, deu-se a primeira eleição da América. Na ocasião, a Câmara começou a ser composta, tendo os primeiros oficiais eleitos.

Nos dias de hoje, esse cargo é o mesmo de um vereador.

Atualmente, o município, que fica na metade da área ocidental da Ilha de São Vicente, tem como pontos fortes da economia o turismo e, também, o comércio.

Um setor considerável da cidade adentra a área continental, em duas regiões diferentes: o bairro de Japuí, que tem ligação com a cidade por meio de uma ponte construída pelo engenheiro Saturnino de Brito, em 1914, na estrada que vai para a Praia Grande.

Também, temos o distrito de Samaritá, englobando bairros como Parque Continental, Humaitá, Vila Nova São Vicente, Jardim Rio Branco, Vila Ema, Parque das Bandeiras, Samaritá e o Quarentenário, que ficam bem próximos à rodovia Padre Manoel da Nóbrega, entre os municípios de Praia Grande, Cubatão e nas cercanias da Serra do Mar.

grátis Foto profissional grátis de adulto, agrupar, água Foto profissional

População de São Vicente

De acordo com estimativas realizadas pelo IBGE, em 2021, a população de São Vicente era de 370.839 habitantes.

Trata-se do segundo município mais populoso do litoral de São Paulo, sendo que o primeiro é Santos.

Tem área de 148.151 km², resultando em uma densidade demográfica de 2.503 habitantes por quilômetro quadrado.

O que fazer em São Vicente

São Vicente dispõe de inúmeras opções de diversão que vão mais além de suas praias.

Os visitantes têm à disposição várias formas de lazer, que vão de passeios até a gastronomia, passando por atrações típicas da cidade como a Biquinha e a Praça dos Doces, situada justamente na Biquinha.

Há um refrão popular que diz: “Quem bebe da água da Biquinha nunca mais deixa a cidade”.

Mas chega de conversa fiada e vamos conhecer os principais atrativos dessa bela cidade litorânea de São Paulo.

Praias de São Vicente

As praias mais visitadas de São Vicente hoje em dia encontram-se urbanizadas e possuem uma infraestrutura adequada a receber visitantes na alta temporada, que é quando a cidade chega a ter uma população flutuante de cerca de 1 milhão de pessoas.

As praias da cidade têm quiosques à beira-mar, restaurantes e bares, todos muito acolhedores e aconchegantes.

Além disso, são inúmeras as ofertas de bons hotéis e pousadas, além de apartamentos para alugar, seja na temporada, seja para moradia fixa.

Vamos conhecer agora as praias que se encontram no caminho que vai de São Vicente, sentido Santos, até a Praia Grande:

Praia de Itararé

A Praia do Itararé fica no bairro do mesmo nome. Esse bairro poderia ser classificado como um bairro de elite, haja vista a paz e a tranquilidade do lugar.

A Praia do Itararé tem 2.400 metros de comprimento e fica localizada entre a Ilha Porchat e a Ilha Urubuqueçaba, justamente na divisa com o município de Santos.

É considerada a maior e a mais agitada praia de São Vicente.

No verão, a Praia do Itararé recebe muitos jovens, devido às formações de ondas grandes, que são propícias ao surfe.

Quarenta e seis quiosques compõem o cenário da Praia do Itararé. Nesses quiosques há de tudo um pouco: água de coco, peixe frito, petiscos, refrigerantes, sucos e bebidas alcoólicas.

Há algum tempo, foi implementado, na Praia do Itararé, uma completa área de lazer, tendo um belo calçadão, iluminação impecável, além do primeiro jardim de praia que tem árvores nativas da Mata Atlântica do Brasil.

O Teleférico funciona justamente nesse local. Este conduz turistas para o alto do Morro do Itararé, um local conhecido pela prática de voo livre.

O pouso acontece em uma área determinada que também se encontra na orla da Praia do Itararé.

Praia dos Milionários

A Praia dos Milionários tem 200 metros de comprimento e fica próxima às pedras da famosíssima Ilha Porchat. O mar ali está sempre calmo.

Nos rochedos que ficam à esquerda vemos constantemente pescadores, devido à tranquilidade do lugar.

Da Praia dos Milionários, pode-se avistar a baía de São Vicente e, também, a Ponte Pênsil.

É chamada de Praia dos Milionários porque os prédios do local são de alto gabarito.

Vários arranha-céus são vistos ali e a praia apresenta uma bela faixa de areia branca, mas muito estreita e cheia de pedras.

O avanço do mar tem sido um problema que tem tirado o sono dos moradores e turistas.

Praia do Gonzaguinha

Tempos atrás também era conhecida por Praia de São Vicente, sendo considerada a praia mais popular e badalada da cidade, haja vista a quantidade de gente jovem que se concentra no calçadão nas deliciosas noites quentes do verão.

A Praia do Gonzaguinha é recheada de quiosques, além de muitos bares e restaurantes.

Na praia, você também encontra diversas lojas, que vendem de tudo, principalmente lembranças da cidade.

Vale destacar que a Praia do Gonzaguinha está bem perto do centro e de inúmeras atrações históricas.

A Praia do Gonzaguinha tem 800 metros de extensão, dentro de uma baía de águas predominantemente calmas, localizada entre a Praia dos Milionários e o Marco Padrão.

É uma praia bem procurada para os adeptos de práticas esportivas, tais como: jet-ski, iatismo, wind surf e wakeboard.

Os moradores do local costumam frequentar a Praia do Gonzaguinha em qualquer época do ano.

Na praia, ainda podem ser vistos decks de madeira para acesso à areia, espaço verde, bancos e quiosques fincados ao longo do seu extenso calçadão.

Não podemos esquecer de mencionar o píer particular que promove passeios pela Baía diariamente.

A praça Biquinha de Anchieta e a Praça Ipupiara ficam ao lado da Praia do Gonzaguinha.

Nesses locais, acontece uma série de eventos, como shows, exposições (geralmente artesanato) e mais uma variedade de atrações.

grátis Coqueiros Verdes Próximos à água Foto profissional

Praia de Parnapuã

A Praia de Parnapuã é chamada também de Praia das Vacas. Sua extensão chega a 400 metros e as areias escuras são sua característica principal.

Essa praia fica bem na saída da Baía de São Vicente, mais precisamente nas encostas do Parque Prainha.

Sua localização exata é o fim da Avenida Saturnino de Brito, pertinho da Ponte Pênsil, mas na área continental de São Vicente.

A notícia triste é que raramente a Praia de Parnapuã está em condições boas de balneabilidade.

Praia de Itaquitanduva

Essa é uma praia deserta, que fica no interior do Parque Estadual Xixová-Japuí, tendo na parte de trás o Morro do Xixová, que se localiza abaixo do Pico do Itaipu.

O acesso só é possível por meio de trilha e uma caminhada desse tipo demanda cerca de 40 minutos.

O passeio é um espetáculo à parte, já que a trilha atravessa regiões de Mata Atlântica do parque.

A extensão da Praia de Itaquitanduva é de mais ou menos 300 metros, mas não dispõe de nenhuma infraestrutura, porém os surfistas estão sempre andando por lá.

Pontos turísticos de São Vicente

Os pontos turísticos de São Vicente não ficam restritos apenas a praias.

A cidade tem muitos outros pontos turísticos, muito belos, que valem a pena ser visitados. Conheça os principais.

  • Ponte Pênsil de São Vicente

Pode-se afirmar que a Ponte Pênsil de São Vicente é o verdadeiro cartão-postal da cidade.

Essa foi a primeira ponte do tipo no Brasil. Como não poderia deixar de ser, foi tombada como patrimônio histórico.

A ponte pênsil de São Vicente teve sua inauguração oficial no dia 21 de maio de 1914, mostrando-se de extrema importância no que diz respeito ao desenvolvimento de toda aquela região.

Vale como curiosidade: a ponte mantém uma parte do material que foi usado na obra. Esse material veio da Alemanha. Exemplo: os cabos de aço.

  • Teleférico de São Vicente

Já o Teleférico de São Vicente não é tão antigo assim, mas é uma das atrações mais frequentadas por moradores e turistas.

O teleférico liga a Praia do Itararé ao Morro do Voturuá, sendo um dos passeios mais concorridos de São Vicente, principalmente na alta temporada.

Trata-se de uma oportunidade única de contemplar a bela paisagem da orla de São Vicente e de Santos, no cume do morro que fica a 170 m de altura.

Esse teleférico é moderno e possui 60 cadeiras duplas com travas de segurança.

O equipamento é muito bem sustentado por seis torres de ferro e o percurso é de 700 metros bem em cima da mata Atlântica.

O funcionamento do teleférico é reduzido nos dias de semana, das 13 às 18 h. Já nos fins de semana e feriados é das 8 às 18 h.

  • Memorial 500 anos (mirante São Vicente)

O Memorial dos 500 anos, conhecido também por mirante de São Vicente, proporciona a seus visitantes lindas paisagens da praia de São Vicente.

Sua localização é na parte superior da Ilha Porchat. Não é só a vista, mas, também, a plataforma, idealizada pelo renomado arquiteto Oscar Niemeyer, que chama para si os olhares de todos, pois carrega um design, uma beleza e linhas arrojadas incomparáveis.

grátis Barraca De Legumes Foto profissional

  • Melhores Mercados de São Vicente

Com quase 400 mil habitantes, São Vicente tem, naturalmente, ótimos locais para os moradores e turistas fazerem suas compras.

No quesito “mercados”, os destaques ficam por conta do Carrefour, do Extra e do Sonda.

O Pão de Açúcar, cuja loja fica no bairro do Itararé, tem excelentes produtos, ambiente agradável, sempre banhado por uma música calma e relaxante.

Porém, os preços costumam ser mais “salgadinhos”, visto que sua localização é no bairro mais nobre da cidade.

  • 5 Melhores (Hotéis em São Vicente, Pousadas São Vicente, Hostel)

Em São Vicente, se você deseja se hospedar em um bom lugar, aqui vão as listas dos melhores, nos quesitos HOTÉIS, POUSADAS e HOSTEL.

  • Hotéis
  1. Kira’s Boutique Hotel
  2. Solar Windelo
  3. Blue Marlin Hotel
  4. Casa Colonial
  5. Aquiles Eco Hotel
  • Pousadas
  1. Hotel Pousada Areia da Praia
  2. Oyo Hotel Céu Azul
  3. Palais Hotel
  4. Ilha Porchat Hotel
  5. Flat Itararé Tower
  • Hostels
  1. Pousada Paraíso
  2. Hotel Pousada Praiamar
  3. Pousada Canaa
  4. Pontes Hostel Hospedagem
  5. Las Vegas Place Hotel

Biquinha

A tradicional fonte de água, popularmente chamada de Biquinha de Anchieta, foi bem usada pelos moradores da cidade antes que o padre, que lhe deu o nome, passasse a usá-la.

No entanto, foi graças ao padre Anchieta que a Biquinha tornou-se famosa, e é assim até os dias de hoje.

A explicação é simples: o padre Anchieta costumava usar essa área para meditar, porque o ambiente, em si, é muito tranquilo e aprazível.

Também pelo fato de o padre Anchieta ter dado ali suas aulas de catecismo e os primeiros passos no ensino da língua portuguesa.

Passado algum tempo, o padre Anchieta começou a encenar peças teatrais, justamente ali. Eram os autos, prestigiados pela população local e autoridades.

Muitos acreditam que o teatro brasileiro teve suas origens ali e naquela época.

Turismo em São Vicente

Quem visita São Vicente logo descobre que pode fazer muitas coisas além de simplesmente ir à praia pegar um bronze ou dar uns mergulhos.

O turista que vai a São Vicente tem a seu dispor um cardápio de opções como prédios históricos e locais turísticos.

grátis Sushi Roll Na Bandeja E Mesa Foto profissional

Melhor época para ir a São Vicente

Para quem gosta de agito, a melhor época para se visitar São Vicente é na temporada de verão que, geralmente, começa pra valer depois do Natal.

No dia 26 de dezembro, a estrada para o litoral fica coalhada de carros e a descida da serra costuma demorar bem mais do que o normal.

Já quem é fã do sossego e da tranquilidade, pode visitar São Vicente em qualquer época do ano, exceto na alta temporada e nos feriados.

Melhores praças

As três melhores praças para se visitar em São Vicente são a Praça do H, a Biquinha de Anchieta e o Parque Cultural Vila de São Vicente.

São atrações que valem a pena serem vistas, mas com calma, curtindo cada detalhe, esteja você sozinho ou acompanhado da família.

[irp]

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *